A periodontia é responsável pelo cuidado e tratamento de problemas que se desenvolvem nas gengivas, tecidos de sustentação e proteção da boca. E auxilia também na análise de futuros problemas como a gengivite, edema, sangramentos e dores.
Esse ramo da odontologia é fundamental na prevenção e tratamento de problemas na gengiva, área que passa a ser uma porta aberta para infecções e entrada de bactérias que podem chegar à corrente sanguínea e se alojar no coração em casos mais graves.
A causa do problema é originalizada principalmente da má higienização. É comum que com as atividades corriqueiras muitos deixem de higienizar corretamente os dentes, o que pode ocasionar tártaro, o acúmulo visível entre os dentes e a gengiva, e caso não seja tratado, evolui para a periodontite e contribui para o desenvolvimento de outros problemas como a halitose (mau hálito).
Existe um tratamento específico para cada “fase” de periodontite. São eles:
- Remoção de placa, limpeza ou profilaxia
É o método mais simples, que consiste em utilizar um jato de bicarbonato, aparelho de vibração ultrassônica e escova instrumental rotatória. O procedimento elimina a placa bacteriana e higieniza os dentes e gengivas.