Tratamentos

Periodontia

Periodontia

A gengiva, os tecidos, ossos e ligamentos merecem tanta atenção quanto a parte externa dos dentes. Afinal, se essas áreas não estiverem saudáveis, toda a estrutura ficará comprometida. Por isso, a periodontia é uma aliada na busca pela saúde bucal completa, pois atua nessas áreas nem sempre visíveis, mas igualmente essenciais para uma boa qualidade de vida, visível por meio do sorriso.

O que é periodontia?

A periodontia é responsável pelo cuidado e tratamento de problemas que se desenvolvem nas gengivas, tecidos de sustentação e proteção da boca. E auxilia também na análise de futuros problemas como a gengivite, edema, sangramentos e dores.

Por que a periodontia é importante?

Esse ramo da odontologia é fundamental na prevenção e tratamento de problemas na gengiva, área que passa a ser uma porta aberta para infecções e entrada de bactérias que podem chegar à corrente sanguínea e se alojar no coração em casos mais graves.

A causa do problema é originalizada principalmente da má higienização. É comum que com as atividades corriqueiras muitos deixem de higienizar corretamente os dentes, o que pode ocasionar tártaro, o acúmulo visível entre os dentes e a gengiva, e caso não seja tratado, evolui para a periodontite e contribui para o desenvolvimento de outros problemas como a halitose (mau hálito).

Tratamentos periodontais

Existe um tratamento específico para cada “fase” de periodontite. São eles:

  • Remoção de placa, limpeza ou profilaxia

É o método mais simples, que consiste em utilizar um jato de bicarbonato, aparelho de vibração ultrassônica e escova instrumental rotatória. O procedimento elimina a placa bacteriana e higieniza os dentes e gengivas.

  • Raspagem e alisamento radicular

É realizada a remoção do tártaro abaixo da gengiva. O procedimento higieniza a superfície das raízes dos dentes, prevenindo futuras inflamações e infecções no local, garantindo a saúde da estrutura óssea e sustentação dos dentes.

  • Reconstrução tecidual estética

Este procedimento ocorre quando é necessário a colocação de implantes e é realizado por método cirúrgico as etapas de reestruturação da gengiva e sua preparação para os implantes.

  • Cirurgia plástica

É indicado para casos mais severos, e diz respeito à reconstituição de características como a textura, formato e contorno da gengiva. Essas características podem ser tanto de nascença, como por consequência da periodontite.

Vale lembrar que o acompanhamento com seu dentista deve ser feito em um período de três a seis meses para a manutenção dos resultados obtidos.

Para saber se você deverá submeter-se a tratamentos periodontais – e a qual procedimento de acordo com o seu caso -, agende uma avaliação na Unique e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas especialistas.

ENTRAR EM CONTATO

Leia no blog

< Voltar

Veja Também

× Como posso te ajudar?