As lentes de contato dentais (ou facetas) são trabalhos em porcelana, grande parte das vezes de conotação estética, onde se cobre a frente dos dentes, chamada região vestibular. Um dos materiais utilizados para a confecção dessas lentes é o dissilicato de lítio, outras são as cerâmicas feldspáticas, ambos com excelente resistência. Essa técnica pode ser feita em várias espessuras, inclusive as extremamente finas, que receberam o nome de lentes de contato.
Um dos grandes avanços que ocorreu nas lentes de contato, além do material em si, foram os produtos para colagem das mesmas. Os agentes de união entre dente e lente de contato dental são bastante eficientes, o que dá muita segurança aos profissionais e pacientes.
Dentes que necessitem de uma alteração muito grande em relação a cor ou posicionamento precisam receber desgaste um pouco maior antes de realizar o procedimento.
As lentes de contato dentais são indicadas para pacientes que têm dentes com:
Ou seja, as lentes são indicadas para quase todas as necessidades de alteração da estética dos dentes, com a grande vantagem que o desgaste é leve ou até mesmo desnecessário.
Há anos atrás, era necessário um desgaste total dos dentes e, muitas vezes, o desgaste era tão grande que era indicado realizar o tratamento de canal antes de se iniciar o tratamento, para que não houvesse risco de aquele dente posteriormente doer e o trabalho ser perdido.
É muito importante ressaltar que, apesar de alguns casos de lentes de contato não existir a necessidade de qualquer tipo de desgaste do dente ou de existir um desgaste minimamente invasivo, os dentes sofrerão uma modificação.
Cada caso é analisado de forma individual, mas posso afirmar que o custo nos dias de hoje é acessível a grande maioria das pessoas. Podemos dizer que vale o investimento porque melhora a autoestima da pessoa.