Blog

Próteses e implantes dentários: Qual é a diferença?

A ausência dos dentes interfere diretamente na saúde emocional e física das pessoas. Elas podem enfrentar problemas como redução da capacidade de mastigação, ficando restritas aos tipos de alimentos, à vergonha e ao desconforto por estarem sem dentes, principalmente pelo fator estético, mas a odontologia tem avançado cada vez mais quando o assunto é estética e qualidade de vida!

Na hora de escolher os substitutos para os dentes, podem surgir algumas dúvidas devido ao amplo leque de possibilidades no mercado. Por isso, vamos sanar algumas dúvidas sobre próteses e implantes dentários.

Próteses e implantes dentários: Qual é a diferença?
Próteses e implantes dentários: Qual é a diferença?

Indicações

O primeiro passo é consultar seu dentista. É necessário procurar saber quais métodos ele oferece para solucionar seu problema e se você é um candidato para o procedimento. Saber isso é fácil: uma bateria de exames indica se você está apto ou não para realizar o procedimento.

Implantes dentários

São suportes de metal inseridos cirurgicamente no maxilar, embaixo da gengiva, para substituir as raízes dentarias. Ao serem colocados, permitem que o dentista crie dentes estéticos sobre a estrutura. Trazem mais segurança e qualidade de vida para os pacientes, pois são extremamente fixas no osso, evitando deslizamentos e ajudando na alimentação e fala. São candidatos a eles aqueles que possuem gengivas saudáveis e ossos adequados para a sustentação da prótese. São tipos de Implantes:

– Implantes ósseo integrado

Colocados por método cirúrgico, por meio do maxilar.Após a cirurgia, o processo de integração com o osso osso costuma levar de 4 a 6 meses, dependendo da região e da recuperação do paciente. É necessário, porém, fazer uma segunda cirurgia para limpeza e integração do implante ao meio bucal. Nessa fase, o dente é colocado após o desgaste da gengiva. Assim, é possível seguir por dois caminhos:

– Prótese protocolo ou Prótese overdenture

A Prótese protocolo é fixada por meio de 4 ou 8 pinos, em média. Tem estado fixo e é considerada uma boa escolha por razão estética e pela segurança.

Na Prótese overdenture, são usados de 2 a 6 pinos de implantes. Costuma ser uma opção mais barata que a de protocolo e é similar a uma dentadura porem ela possui uma barra que conecta os dentes ao implante. É facilmente removível pelo paciente, o que facilita a limpeza.

Próteses dentárias

O uso de próteses dentárias é um recurso antigo para a substituição dos dentes. Com o passar dos anos, a prótese está cada vez mais segura e eficaz. Elas são classificadas como:

– Parcial fixa

Conhecida como coroa ou ponte, é recomendada para pessoas que perderam um número pequeno de dentes. É fixa e usa os dentes ao redor como apoio. Com isso, ocorre um desgaste dos dentes naturais o que pode comprometer sua estrutura.

– Total removível

É removível, recomendada para pacientes com perda total de dentes.

– Parcial removível

Recomendada para pacientes que ainda possuem um bom número de dentes. É removível e vale lembrar que a manutenção dos dentes remanescentes é muito importante!

Mas qual é a diferença?

As duas buscam o mesmo objetivo: substituir/repor a perda total ou parcial dos dentes, mas de formas diferentes. A prótese dentária substitui a ausência de dentes de forma menos profunda, podendo ser fixa ou removível. Já os implantes são escolhidos para substituir a raiz do dente e dão mais segurança ao paciente pela forma de fixação.

Quer saber se você é candidato ao procedimento cirúrgico de fixação de próteses e implantes dentários? Gostaria de entender qual é a melhor opção para você? Então escolha a Unique Dental Esthetic Clinic, a melhor clínica de saúde bucal de Ponta Grossa!

< Voltar
× Como posso te ajudar?